Textos | Caravana Cigana

Ciganos

Ciganos é um exônimo para roma (singular: rom; em português, “homem”) e designa um conjunto de populações nômades que têm, em comum, a origem indiana e uma língua (o romani) originária do noroeste do subcontinente indiano. Essas populações constituem minorias étnicas em inúmeros países do mundo e são conhecidas por vários exônimos. O endônimo “rom” foi adotado pela União Romani Internacional (em romani: Romano Internacionalno Jekhetanipe) e pela Organização das Nações Unidas.

Na Europa, esses povos, de origem indiana e língua romani, são subdivididos em diversos grupos étnicos. Os principais deles são:

Rom (singular) ou roma (plural):

Os roma são predominantes nos países balcânicos, principalmente na Romênia, falam romani, a mais conhecida das línguas ciganas, e fazem parte do grupo mais estudado pelos pesquisadores. São divididos em subgrupos: kalderash, matchuaia, curcira, entre outros.

Calon:

Os calon são conhecidos como “ciganos ibéricos”, já que viviam na Espanha e em Portugal antes de se espalharem pelo resto da Europa e da América do Sul. São os criadores do flamenco e responsáveis pela popularização da figura da dançarina cigana. Falam a língua caló.

Sinti:

Os sinti, também chamados de manouch, são mais numerosos na Itália, no sul da França e na Alemanha. Falam a língua sintó, que alguns pesquisadores consideram como uma variação do romani.